Janeiro Roxo: Saiba o Que Significa

Janeiro roxo

Janeiro Roxo: O governo em conjunto com associações médicas fazem a campanha janeiro roxo com foco no combate à hanseníase. Em Mato Grosso, um menino com apenas 11 anos, portador da doença, morreu no primeiro dia do ano de 2018. Vale lembrar que o primeiro dia do ano marcou também o início da campanha Janeiro Roxo.

A criança foi internada no domingo (31) com infecção generalizada e morreu na madrugada do dia 1º de janeiro, no Hospital Regional de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. Daniel Rodrigues Santiago era portador de hanseníase multibacilar e estava em tratamento há três meses.

Janeiro Roxo: O que é Hanseníase

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e é transmitida por pessoa doente, que não esteja em tratamento. Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente. A orientação é que as pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *